01/10/16

Bolo de Café Alemão do Chef Jamie Oliver

Serve 18
Para a cobertura
150 g de manteiga sem sal
150 g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
100 g de açúcar Demerara

Para o Caramelo
100 g de açúcar
1/2 colher de chá de café instantâneo granulado

Para o Pão de Ló
225 g de manteiga sem sal
225g de acúcar Demerara
Quatro ovos
225 g de farinha de trigo com fermento
Meia colher de chá de fermento em pó
50 ml de café expresso frio
1 colher de chá de café instantâneo granulado
2 colheres de Camp Coffee ou Baileys de café ou um outro licor de café.

Preparo
Preaqueça o forno a 180°. Unte uma assadeira funda e forre outra com papel manteiga.

Prepare primeiro o caramelo, colocando açúcar e uma panela pequena anti-aderente com um pouco de água em fogo alto por alguns minutos. Você pode inclinar a panela mas não mexa com a colher! Assim que durar, adicione o café instantâneo, mexa e despeje o caramelo na assadeira forrada com papel papel manteiga e deixe esfriar até endurecer.

Faça a cobertura do bolo. Corte 150 g de manteiga em cubos e coloque em uma tigela com 150 g de farinha, 1/2 colher de chá de fermento e 100 g de açúcar. Amasse a mistura com a ponta dos dedos até obter uma farofa fina. Leve à geladeira até o momento de usar.

Em seguida faça a massa do bolo. Em uma batedeira, bata o 225g de manteiga e 225g de açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um e em seguida 225g de farinha e o fermento em pó. Junte o espresso frio e o Baileys e misture. Transfira a massa para a assadeira funda e alise a superfície formando uma camada uniforme.

Quebre o caramelo em pedaços e junte com a cobertura do bolo da geladeira. Espalhe grosseiramente metade da cobertura sobre o bolo; pegue a outra metade da mistura e aperte e aglutine em pedaços e espalhe ao redor do bolo enfeitando de forma rústica.

Asse por cerca de 35-45 minuto, até dourar e ficar no ponto. Ele estará pronto quando você enfiar um palito e ele sair limpo.

Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos e em seguida retire da forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.