08/11/16

Pão de batata doce chef André Nogal

Ingredientes
3,5 xícaras de farinha de trigo (pode precisar de mais dependendo da farinha)
3/4 de xícara de leite (se o dia estiver frio, use leite morno)
2 ovos (+ 2 gemas para pincelar)
4 colheres de sopa de açúcar (use 6 caso queira um pão mais doce)
50 g de manteiga com sal (se estiver usando sem sal, adicione uma pitada de sal à massa)
250 g de batata doce cozida e amassada
10 g de fermento biológico fresco


Preparo
Coloque o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga e o fermento em uma tigela grande e misture até dissolver o fermento e o açúcar. Junte a batata doce e misture até homogeneizar. Feito isso, comece a misturar a farinha aos poucos. A massa deve soltar das mãos, então adicione a farinha até atingir esse ponto.
Sove a massa por aproximadamente cinco minutos e depois deixe descansar em um local fechado (dentro do forno é uma boa pedida) durante vinte minutos. Depois desse período, sove a massa mais um pouco e modele os pães de acordo com seu gosto, já colocando no tabuleiro onde eles irão assar (untado previamente com manteiga e farinha). Cubra o tabuleiro com um pano de prato limpo e deixe crescer até dobrar de volume (geralmente uns cinquenta minutos).
Preaqueça o forno na temperatura máxima por, no mínimo, quinze minutos. Antes de levar ao forno, faça pequenos cortes na superfície dos pães e pincele com as gemas batidas e um poco de açúcar. Reduza a temperatura do forno para 220º e asse os pães até dourarem (o tempo depende do forno, mas gira em torno de trinta a quarenta minutos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.