sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cheesecake cremoso de goiaba do Chef Claude Troisgros

Porção: rende de 8 a 10 porções 
Ingredientes: 
Para a massa: 
160 g de biscoito de maisena 
80 g de manteiga amolecida 
80 g de açúcar 
1/2 colher (chá) de canela 
uma pitada de sal

Para o cheesecake: 
600 g de cream cheese 
220 g de creme de leite fresco 
120 g de açúcar 
3 ovos

Para a calda de goiaba: 
500 g de goiaba vermelha madura 
200 g de açúcar 
suco de 1 limão

Na hora de servir: 
2 goiabas vermelhas 
açúcar de confeiteiro 
folhas de hortelã

Modo de fazer: 
Massa: 
Misture todos os ingredientes com a mão e amasse bem. Forre o fundo de uma forma de aro removível com a massa de biscoito. Guarde por 1 hora na geladeira.

Cheesecake: 
Bate o cream cheese na batedeira até ficar bem macio. Adicione o creme de leite e, aos poucos, o açúcar, batendo em velocidade baixa. Acrescente os ovos e bata até incorporar. Despeja o creme de cheesecake na forma já forrada com a massa. Asse a 100ºC por 1h30. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Calda de goiaba: 
Descasque a goiaba e fatie. Leve todos os ingredientes ao fogo brando, misturando sempre. Deixe cozinhar até adquirir uma consistência pastosa. Espere esfriar e bata no liquidificador. Peneire.

Servir: 
Decore o cheesecake com as fatias de goiaba. Coloque a calda no centro. Decore com a hortelã e polvilhe o açúcar de confeiteiro. 

Dica: 
Depois de 1h30 de cozimento, o cheesecake pode parecer ainda cru. Mas o creme já está pronto, e só vai endurecer na geladeira.

Suflê de Chocolate da Rita Lobo

Ingredientes
80g de chocolate meio amargo (50% cacau)
80g de chocolate ao leite
4 ovos
¼ de xícara (chá) de açúcar
Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Preparo
Para preparar seu suflê comece picando o chocolate e depois derreta-o, misture bem e deixe esfriar. Enquanto isso unte de 4 a 6 ramequins pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve até que tripliquem o seu tamanho, inicie batendo as claras até que elas espumem, após isso acrescente o açúcar aos poucos. Misture as gemas com um garfo. Com o chocolate já em temperatura ambiente misture com as gemas. Após misturar as gemas no chocolate, junte 1/3 da clara em neve e misture bem, o restante incorpore delicadamente com uma espátula em movimentos circulares de baixo para cima. Transfira a massa para os ramequins e deixe-a descansar por 24 horas na geladeira. O suflê deve ser servido ainda quente, portanto asse-o minutos antes de comer, para isso pré-aqueça o forno a 200ºC e deixe assar por cerca de 15 minutos, até crescer.


Rende de 4 a 6 porções

Creme inglês de chocolate conteúdo faz parte do programa Diário do Olivier

Ingredientes
8 ovos
1l de leite
1 fava de baunilha (ou essência)
500g de açúcar
200g de chocolate amargo (raspado)
Sal



Modo de preparo
Ilhas Flutuantes:
Separe as claras das gemas. Acrescente uma pitada de sal e bata as claras em neve deixando bem consistente, acrescentando 120g de açúcar. A medida é de 15g para cada clara ou gema de ovo. Em uma panela com água começando a borbulhar, vá formando (com a ajuda de uma concha) as ilhas e colocando na água para cozinhar. Deixe mais ou menos três minutos de cada lado. A água não pode ferver para não desmanchar as ilhas. Assim que as claras estiverem mais durinhas, retire da água e deixe descansar em um pano.

Creme inglês e creme inglês de chocolate:
Coloque o leite em uma panela para ferver e coloque junto a fava de baunilha. Corte a fava na transversal para liberar o sabor - se for a essência, pingue algumas gotinhas. Bata as gemas colocando, aos poucos, 250g de açúcar até ficar branco. Misture as gemas ao leite bem devagar e sem parar de mexer, por cerca de 15 minutos. Quando o leite der uma engrossada tire do fogo, peneire e divida em dois recipientes. Em um dos recipientes misture o chocolate raspado e fique mexendo até derreter.

Caramelo:
Coloque o restante do açúcar na panela com um copo de água para diluir. Deixe no fogo até tomar consistência de caramelo, mas não mexa muito para não açucarar. Para servir, coloque uma concha de cada um dos cremes no prato, a ilha no meio e por cima o caramelo. Espere esfriar. O creme inglês pode ser feito antes e colocado na geladeira caso você prefira servir com ele gelado.