quinta-feira, 22 de junho de 2017

Filé mignon ao molho de mostarda do Masterchef Brasil

Ingredientes 
170 g de filé mignon
4 colheres (sopa) de manteiga clarificada
2 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim
6 folhas de sálvia
3 aspargos
3 batatas
Azeite de oliva, Manteiga, Cebola, Alho, Sal

Preparo
Pegue a peça de filé mignon, com três dedos de altura, e massageie um pouco até dar o formato que você quer. Coloque sal nas duas faces e um ramo de tomilho embaixo e outro ramo em cima. Reserve.
Corte as batatas em pétalas e coloque para cozinhar com um sal. Retire a base branca dos aspargos, deixando apenas a parte do meio e a ponta – que é a parte mais saborosa. Corte cebola e alho bem finamente. Aqueça-os em uma frigideira com azeite de oliva e manteiga. Em outra frigideira, coloque a manteiga clarificada e as folhas de sálvia. Reserve.
Grelhe o filé na primeira frigideira por quatro minutos aproximadamente de cada lado. Ele vai ficar um ponto para mal passado. Coloque em uma grelha para descansar e leve ao forno a 50º C no máximo.
Pegue a batata cozida e a grelhe no azeite de oliva até ficar bem dourada em todas as faces. Coloque manteiga, um ramo de alecrim e sálvia em cima da batata. Reserve. Na mesma frigideira, pegue os aspargos e os grelhe a gosto.
Retire o file do forno e verifique o ponto. Tem que estar com a textura da palma da mão quando o dedo indicador encosta no polegar. Esquente a manteiga de sálvia e regue o filé com ajuda de uma colher, para deixá-lo bem gorduroso. Emprate com as pétalas de batata douradas, as ervas e os aspargos ao lado.

Molho mostarda
6 colheres (sopa) creme de leite
1 taça (pequena) de vinho branco
1 mostarda dijon com grãos
1 mostarda dijon com lisa
Manteiga, Pimenta, Cebola, Alho

Modo de preparo
Na mesma frigideira que você utilizou para grelhar o filé mignon, coloque manteiga, cebola e alho. Dore o alho junto com a cebola. Feito isso, entre com o vinho branco para flambar e deixe deglacear. Entre com as mostardas dijon, creme de leite e pimenta. Puxe bem o molho até o creme de leite cozinhar e ficar quase dourado. Desligue o fogo e, minutos antes de servir, coloque uma colher de manteiga para deixar o molho mais elástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.