sábado, 8 de abril de 2017

Bife à parmigiana da Rita Lobo

Ingredientes
2 bifes de filé mignon (com cerca de 1 cm de espessura)
2/3 de xícara (chá) de molho de tomate caseiro
4 fatias de queijo muçarela
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca caseira
1 ovo
2 1/2 xícaras (chá) de óleo para fritar
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
queijo parmesão ralado a gosto para gratinar

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Coloque o molho numa tigela e leve para rodar no micro-ondas por 1 minuto apenas para aquecer.
Num prato fundo, quebre o ovo e bata com um garfo. Separe dois pratos rasos; coloque a farinha de trigo em um e a farinha de rosca no outro. Forre uma travessa com papel toalha.
Numa frigideira com borda alta, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura do óleo, mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio - quando acender é sinal que está na temperatura certa para fritura.
Enquanto o óleo aquece, empane os bifes: tempere com sal e pimenta a gosto; passe os bifes primeiro pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso; em seguida passe pelo ovo batido e deixe escorrer bem; por último, passe pela farinha de rosca e pressione com a mão para cobrir bem toda a superfície.
Com cuidado, coloque um bife de cada vez no óleo quente e deixe cerca de 40 segundos até dourar um dos lados. Com a escumadeira, vire o bife para dourar o outro lado. Transfira para a travessa forrada com papel-toalha e frite o outro bife.
Num refratário individual coloque um pouco do molho de tomate apenas para cobrir o fundo. Disponha um bife, cubra com duas fatias de queijo muçarela e regue com mais um pouco do molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e repita com o outro bife (se preferir, monte os dois filés num só refratário, um ao lado do outro).
Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe gratinar por 5 minutos em temperatura alta. Sirva a seguir.

Bolinho de carne moída recheado com queijo muçarela do programa Tempero de Família

Ingredientes
1kg de carne moída
4 fatias de pão integral
½ xícara (chá) de leite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
200g de queijo muçarela cortados em cubos
Cheiro-verde picado a gosto
1 dente de alho picado
½ cebola picada
Azeite para untar

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC.
Em uma tigela, misture a carne moída com a cebola, o alho e o cheiro-verde, todos bem picadinhos. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Adicione o pão partido e umedecido no leite. Misture com as mãos, até que o pão fique totalmente dissolvido entre a carne e os temperos.
Unte uma assadeira com azeite.
Com a medida de uma colher de sopa, pegue a massa, coloque na palma da mão, pressione o centro e coloque um cubinho da muçarela. Feche a massa, envolvendo todo o queijo com a carne.
Coloque as almôndegas na assadeira e pincele cada uma com um pouco de azeite, para dourar.
Leve ao forno por 20 a 30 minutos, ou até dourar.

Bolinho frito de banana e coco do chef Gordon Ramsay

Ingredientes
125g de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
75g de açúcar refinado
25g de coco ralado
Raspas finas de um limão
Pitada de sal
4 bananas maduras descascadas e amassadas (aproximadamente 400g)
Óleo vegetal (para fritar)

Modo de preparo
Peneire a farinha e o fermento em uma tigela grande.
Misture o açúcar, o coco, as raspas de limão, para dar aroma, e o sal.
Coloque as fatias de banana nos ingredientes secos e misture bem, amasssando as bananas contra a lateral da tigela com as costas de um garfo.
Cubra a massa com papel filme e coloque na geladeira por 15 minutos.
Encha um terço de uma panela com óleo e aqueça a 180°C ou até que um pedaço de pão jogado na panela chie e doure em 30 segundos.
Usando uma colher (sopa), deposite, cuidadosamente, quatro ou cinco colheradas da massa no fundo da panela com óleo quente e deixe fritar de dois a três minutos.
Retire os bolinhos (essa receita rende 16 bolinhos) com uma escumadeira, coloque-os para secar em papel-toalha. Polvilhe com açúcar e sirva quente.

Salada crua de abobrinha do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
2 abobrinhas italianas
caldo de 1 limão
3 colheres (sopa) de azeite
folhas de salsinha fresca a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
lascas de queijo parmesão para servir

Modo de preparo
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das abobrinhas sob água corrente. Com um descascador de legumes, corte cada uma em fatias finas, no sentido do comprimento, sobre uma travessa. Tem um mandolin? Pode usar, mas cuidado com os dedos. Lave e seque os ramos de salsinha.
Na hora de servir, regue com o azeite e o caldo de limão. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e decore com as folhas de salsinha. Sirva a seguir com lascas de parmesão.

Abobrinha assada com alecrim do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
2 abobrinhas
1 cebola
1 pimenta-dedo-de-moça (opcional)
1 ramo de alecrim
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave e seque as abobrinhas, a pimenta e o alecrim.
Corte as abobrinhas em rodelas grossas, de cerca de 1 cm de espessura (se quiser, descarte as pontas). Corte a cebola em quartos, passando a faca pela raiz; descasque os gomos, sem tirar a raiz - assim todas as camadas ficam juntinhas.
Unte o fundo de uma assadeira grande com 1 colher (sopa) de azeite. Disponha as fatias de abobrinha e os gomos de cebola. Debulhe o ramo de alecrim sobre os legumes. Regue com o azeite restante e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem com as mãos.
Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar - na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula. Retire do forno e transfira as abobrinhas para uma travessa. Fatie a pimenta em rodelas fininhas (lave bem as mãos!) e espalhe pela abobrinha. Sirva a seguir.

Abobrinha vira prato principal recheada com carne moída do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
2 abobrinhas grandes
500 g de patinho moído
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de água
azeite a gosto
1/2 colher (chá) de páprica doce
1/2 colher (chá) de pimenta-síria
1 pitada de canela em pó
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.

Com uma escovinha para legumes lave bem as abobrinhas sob água corrente. Seque e corte cada abobrinha ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher de sobremesa retire o miolo das abobrinhas, deixando uma borda de cerca de 0,5 cm da casca - assim as abobrinhas ficam no formato de uma canoa para rechear.
Transfira as abobrinhas para uma assadeira, com a cavidade voltada para cima. Sobre a tábua, pique fino o miolo das abobrinhas - será usado no recheio. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer regue com 3 colheres (sopa) de azeite, junte a carne moída e polvilhe com a farinha de trigo. Misture, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar e dourar a carne por igual.
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e o miolo da abobrinha picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte o alho, a canela, a páprica e a pimenta síria e misture bem por 1 minuto.
Regue com a água e misture, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor ao recheio. Volte a carne para a panela e misture bem - o recheio deve ficar ainda úmido. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino.
Tempere o interior das abobrinhas com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Com uma colher, distribua o recheio de carne nas cavidades de cada abobrinha e regue com um fio de azeite.

Numa tigela pequena, misture a farinha de rosca com o queijo ralado. Polvilhe sobre cada abobrinha e leve a assadeira ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Retire do forno e sirva a seguir com salada de folhas verdes.

Almoço especial de Páscoa rodeado pela natureza e muita água é aqui no Canto da Enseada!!! Ligue já é faça sua reserva!!!
👉11-96591-3768
👈