Ingredientes
para a batata-doce em calda:
3 batatas-doces (cerca de 600 g)
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 canela em rama
Para o merengue:
3 claras de ovo
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Da batata-doce em calda
Descasque e corte as batatas em 3 pedaços.
Coloque o açúcar na panela de pressão e leve ao fogo médio por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até derreter e formar um caramelo claro. Junte os pedaços de batata, a canela e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar por apenas 4 minutos, depois que começar a apitar.
Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela. Verifique com um garfo se as batatas estão cozidas - algumas podem demorar mais tempo que outras; se ainda estiverem duras, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 2 minutos na pressão.
Transfira as batatas cozidas com a calda para um refratário de vidro e reserve enquanto prepara o merengue.
Dica: nesta etapa, a batata-doce já é uma sobremesa deliciosa e pode ser servida pura com a calda. Deixe esfriar antes de servir.
Do merengue
Preaqueça o forno a 220 ºC.
Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria.
Numa tigela de vidro refratário (ou de inox), coloque as claras e o açúcar. Encaixe na panela-base e misture com um batedor de arame por 5 minutos, até o açúcar dissolver - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza que está no ponto, retire uma porção da mistura com uma colher e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.
Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme. Com uma colher, cubra a batata-doce com o merengue, formando picos.
Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, até o merengue dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.